sábado, 13 de abril de 2013

2013.1 - Plano de Ensino


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL RP/JOR SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO | 80h |
2013.2 | PROF. AMARO BRAGA


EMENTA:

A Comunicação como campo de reflexão e pesquisa sociológica. As correntes sociológicas e suas principais teorizações sobre a Comunicação. A Comunicação e a dinâmica da sociedade contemporânea. A Comunicação e suas interconexões com a educação, a arte e a tecnologia.

OBJETIVOS:

A disciplina de Sociologia da Comunicação tem o objetivo central de refletir a relação entre os meios de comunicação de massa e o modo de pensar e agir dos atores sociais. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de entender as principais implicações da cultura midiática e suas influências no campo social, compreendendo a complexidade das tecnologias de comunicação e seus impactos sobre as formas de sociabilidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


UNIDADE I – Instituições Sociais: Interfaces Midiáticas
Mideologia: Sistemas de comunicação midiática; Sistemas de Comunicação e Formas de Poder; A cibercultura e as sociabilidades virtuais; Mídia e Religião; Mídia e estrutura social.

UNIDADE II - Informação e Sociedade: as formas de poder dos processos midiáticos
Baudrillard e o mundo da hiper-realidade; A sociedade de massa e a Teoria Hipodérmica; Cultura de Massa e Níveis de Cultura; A ideologia do espetáculo; Perspectiva Crítica e a Escola de Frankfurt .

UNIDADE III- Novas Perspectivas na Sociologia da Comunicação
A Estética Kitsch em Abraham Moles; A Cultura McWorld em Benjamim Baber; Os Estudos Culturais em Martin-Barbero; A Hibridização Cultural em Garcia Canclini.

MÉTODOS E TÉCNICAS:

Aulas Expositivas, dialogadas com o auxílio de materiais tecnológicos e audiovisuais; Seminários de Leitura; Produção de textos de resumo sobre as leituras indicadas; Atividade de Produção Prática relacionada aos temas;

FORMAS DE AVALIAÇÃO:

Prova escrita; Resumos de leituras indicadas; Trabalhos de pesquisa; Produção prática sobre assuntos solicitados; Seminários;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ADORNO, T. W. Sobre música popular. ADORNO. Coleção Grandes Cientistas Sociais, nº 54, 1986. Organização Gabriel Cohn. SP: Ed. Ática, tradução Flávio Kothe.
ADORNO. T.W. e HORKHEIMER, M. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. Dialética do Esclarecimento. Tradução Guido de Almeida. RJ:Jorge Zahar Editor, 1985, p.113-156
BENJAMIN, W.  A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. Os pensadores. SP: Abril, 1983, p. 05-28.
CANCLINI, Nestro Garcia. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da Globalização. 8ª ed., Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2010
CANCLINI, Nestro Garcia.Diferentes, Desiguais e Desconectados.3ª ed., Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2009.
CASTELLS, M. A galáxia da internet. RJ : Zahar Editores, 2003.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COHN, G.  Sociologia da comunicação. Teoria e Ideologia. SP: Livraria Pioneira Editora, 1973.
COHN, G. Comunicação e indústria cultural. SP: Companhia Editora Nacional, 1977.
LIMA, luiz Costa. (org.) Teoria da Cultura de Massa. 8ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.
MARTIN_BARBERO, Jesus. Dos Meios Às Mediações: Comunicação, Cultura E Hegemonia. Rio De Janeiro: Ufrj, 2003.
MOLES, Abraham. O Kitsch. São Paulo: Perspectiva, 1975.
MORAES, Dênis de. (org.). Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro, Record, 2003.

BLOG E CONTATOS DA DISCIPLINA:


Email: amaro@ics.ufal.br

DESCRIÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO:


Prova Escrita
Até 12 questões, com perguntas objetivas (múltiplas alternativas e de verdadeiro e falso) e/ou subjetivas (discursivas), com todo o assunto visto em sala de aula até a última aula que anteceder a avaliação.

Seminário
Os alunos devem apresentar oralmente com ou sem o uso de recursos midiáticos os conteúdos dos textos indicados para a leitura; o grupo é responsável pela apresentação do texto, independente do número de integrantes ou de suas eventuais ausências.

Fichas de Leitura(atividade complementar com pontuação extra)
Resumo de conteúdos dos textos indicados para a leitura; Estas fichas de leitura devem ser feitas à mão (é proibido o uso de computadores) sobre papel almaço, pautado ou a própria folha de caderno do aluno.

Trabalho Prático 1: Vídeo
Após o sorteio dos temas, cada grupo deve ler o texto indicado e preparar um vídeo explicativo sobre o tema, de modo a apresentar as principais idéias contidas no texto/teoria. O vídeo deve ter entre 5 a 10 min e está formatado para a internet.
O Vídeo deve ser depositado no portal www.Youtube.com, ficando posteriormente sujeito a ser inserido no blog da disciplina.
A formatação do vídeo deve seguir a linguagem de documentário, matéria jornalística, vídeo-documentário, clipmusical, curta-metragem ou vídeoarte. É impreterível, no entanto, que siga sumariamente as prerrogativas teóricas dispostas no texto de leitura indicado junto com a temática. No material audiovisual produzido devem constar obrigatoriamente os dados sobre o nome da instituição, do curso, da disciplina, do professor, do tema, do semestre/período, e nome e sobrenome dos integrantes, além de todas as referências utilizadas como nomes de eventuais entrevistados, músicas usadas, entre outras referências. 

Trabalho Prático 2: Artigo
O aluno terá sorteado um tema composto de um veículo de comunicação (Propaganda, Novela, Cinema, Programa de TV, Jornal Impresso, Revista de Banca e Desenho Animado ou História em Quadrinhos) e uma das abordagens teóricas apresentadas na disciplina, onde deverá desenvolver um artigo de no mínimo 7 páginas e no máximo 15, digitalizado e ilustrado onde se realize uma crítica baseada na leitura teórica indicada e que deverá ser em versões de avaliação prévia conforme datas marcadas. Não serão tolerados plágios da internet. Formatação: Fonte (TNR), tamanho (12), espaçamento (1,5), paginação, ilustrações (até 1/3 de pag. e numeradas com fonte de origem), referências bibliográficas consultadas.

Sistema de Pontuação das Avaliações:


AB1
AB2
Reavaliação e Final

Critérios de Pontuação Vídeos e Seminários
Prova
50%
30%
100%

Ótimo
3,0


Artigo
50%
10%


Bom
2,0


Vídeo
-
30%


Regular
1,0


Seminário
-
30%


Ruim
0,5


Total
100,0
100,0
100%

Faltou
0,0




Grupos

Grupos de quatro (4) integrantes. O grupo será responsável pela atividade independente do número de integrantes, inicial ou final. Em caso de desistência de membros do grupo os restantes devem seguir com o trabalho. Nos seminários, o grupo pode eleger um ou mais membros para explanar o assunto. No vídeo, não precisa apresentação oral, apenas a exibição do vídeo. 

Lista dos Seminários

Nº do Seminário
Texto de Apresentação
Data
Tempo de apresentação
  1.  
RILEY JR, J.; RILEY, M. A comunicação de massa e o sistema social. pp. 118 a 154 In COHN, G. Comunicação e indústria cultural. SP: Companhia Editora Nacional, 1977.
23/04/13

Entre 30 min. e 35 min.
  1.  
KATZ, E. O Estudo da comunicação e a imagem da sociedade, p..155 a 161 In COHN, G. Comunicação e indústria cultural. SP: Companhia Editora Nacional, 1977.
30/04/13
  1.  
MOLES, Abraham. Doutrinas sobre a comunicação de massa. P.83-116. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa (org.). São Paulo: Paz e Terra, 2011.
30/04/13
  1.  
LASSWELL, H. D. A estrutura e a função da comunicação na Sociedade. pp. 105 a 117 In COHN, G. Comunicação e indústria cultural. SP: Companhia Editora Nacional, 1977.
30/04/13
  1.  
KLAPPER, J. T. Os Efeitos da Comunicação de massa, pp. 162 a 176 In COHN, G. Comunicação e indústria cultural. SP: Companhia Editora Nacional, 1977
07/05/13
  1.  
BLUMER, H.  A massa, o público e a opinião pública, p..177 a 186; In COHN, G. Comunicação e indústria cultural. SP: Companhia Editora Nacional, 1977
14/05/13
  1.  
MERTON, R. K., LAZARSFELD, P. F. Comunicação de Massa, gosto popular e a organização Social. P.117-148. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa (org.). São Paulo: Paz e Terra, 2011.
04/06/13
  1.  
HORKHEIMER, Max. ADORNO, T. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação das massas. P 179-238. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa (org.). São Paulo: Paz e Terra, 2011.
18/06/13
  1.  
POLYDORO, Felipe da Silva. Hiper-Realidade Versus Sedução: o paradoxo do Big Brother Brasil. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 24, p. 223-237, janeiro/junho 2011. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/intexto/article/download/19826/12366>.
25/06/13
  1.  
MARTIN_BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. P. 225-269.
02/07/13


Lista dos Vídeos

Nº do Vídeo
Texto de Referência
Data
Tempo de apresentação
  1.  
BORDEN, N. Os Efeitos Econômicos da Propaganda. pp. 201 a 204 + BARAN, P. ; SWEEZY, P. Teses sobre a propaganda, p..205 a 214. In COHN, G. Comunicação e indústria cultural. SP: Companhia Editora Nacional, 1977.
07/05/13
Entre 5 e 10 min.
  1.  
LEITE, Sidney Ferreira. O Cinema Manipula a Realidade?  São Paulo: Paulus, 2003. P.05-90.
07/05/13
  1.  
HABERMAS, J. Comunicação, opinião e Poder; p.187-200. In COHN, G. Comunicação e indústria cultural. SP: Companhia Editora Nacional, 1977.
14/05/13
  1.  
MERTON, R. K., LAZARSFELD, P. F. Comunicação de Massa, gosto popular e a organização Social. P.117-148. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa (org.). São Paulo: Paz e Terra, 2011.
04/06/13
  1.  
BENJAMIM, Walter.  A obra de Arte na Época de sua reprodutibilidade Técnica.p.239-284. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa (org.). São Paulo: Paz e Terra, 2011.
11/06/13
  1.  
ADORNO, T. A Indústria Cultural. P.287-295. In COHN, G. Comunicação e indústria cultural. SP: Companhia Editora Nacional, 1977
18/06/13
  1.  
BARTHES, R. A mensagem fotográfica. P. 351-368. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa (org.). São Paulo: Paz e Terra, 2011.
25/06/13
  1.  
BAUDRILLARD, A significação da Publicidade. P. 317-328. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa (org.). São Paulo: Paz e Terra, 2011.  
25/06/13
  1.  
MOLES, Abraham. O Kitsch. São Paulo: Perspectiva, 1975.
02/07/13
  1.  
CANCLINI, Nestro Garcia. Do público ao privado: a americanização dos espectadores. In CANCLINI, Nestro Garcia. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da Globalização. 8ª ed., Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2010. P. 157-176.
02/07/13


Um comentário:

  1. Obrigada a pela luz professor! Estava sem saber por onde começar meu plano de aula! Grata.

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