UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE
CIÊNCIAS SOCIAIS
GRADUAÇÃO EM
COMUNICAÇÃO SOCIAL RP/JOR SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO | 80h |
2013.2 | PROF. AMARO BRAGA
EMENTA:
A
Comunicação como campo de reflexão e pesquisa sociológica. As correntes
sociológicas e suas principais teorizações sobre a Comunicação. A Comunicação e
a dinâmica da sociedade contemporânea. A Comunicação e suas interconexões com a
educação, a arte e a tecnologia.
OBJETIVOS:
A
disciplina de Sociologia da Comunicação tem o objetivo central de refletir a
relação entre os meios de comunicação de massa e o modo de pensar e agir dos
atores sociais. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de entender
as principais implicações da cultura midiática e suas influências no campo
social, compreendendo a complexidade das tecnologias de comunicação e seus
impactos sobre as formas de sociabilidade.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE
I – Instituições Sociais: Interfaces
Midiáticas
Mideologia:
Sistemas de comunicação midiática; Sistemas de Comunicação e Formas de Poder; A
cibercultura e as sociabilidades virtuais; Mídia e Religião; Mídia e estrutura
social.
UNIDADE II - Informação e Sociedade: as formas de poder dos processos midiáticos
Baudrillard e o mundo da hiper-realidade; A sociedade de massa e a Teoria Hipodérmica; Cultura de Massa e Níveis de Cultura; A ideologia do espetáculo; Perspectiva Crítica e a Escola de Frankfurt .
UNIDADE
III- Novas Perspectivas na Sociologia da
Comunicação
A
Estética Kitsch em Abraham Moles; A Cultura McWorld em Benjamim Baber; Os Estudos
Culturais em Martin-Barbero; A Hibridização Cultural em Garcia Canclini.
MÉTODOS E TÉCNICAS:
Aulas Expositivas, dialogadas com o auxílio de materiais tecnológicos e
audiovisuais; Seminários de Leitura; Produção de textos de resumo sobre as
leituras indicadas; Atividade de Produção Prática relacionada aos temas;
FORMAS DE AVALIAÇÃO:
Prova
escrita; Resumos de leituras indicadas; Trabalhos de pesquisa; Produção prática
sobre assuntos solicitados; Seminários;
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ADORNO, T. W. Sobre música popular. ADORNO. Coleção
Grandes Cientistas Sociais, nº 54, 1986. Organização Gabriel Cohn. SP: Ed.
Ática, tradução Flávio Kothe.
ADORNO. T.W. e HORKHEIMER, M. A indústria cultural: o
esclarecimento como mistificação das massas. Dialética do Esclarecimento.
Tradução Guido de Almeida. RJ:Jorge Zahar Editor, 1985, p.113-156
BENJAMIN, W. A obra
de arte na época de suas técnicas de reprodução. Os pensadores. SP:
Abril, 1983, p. 05-28.
CANCLINI, Nestro
Garcia. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da Globalização. 8ª
ed., Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2010
CANCLINI, Nestro
Garcia.Diferentes, Desiguais e Desconectados.3ª ed., Rio de Janeiro: Ed. UFRJ,
2009.
CASTELLS, M. A galáxia da internet. RJ : Zahar
Editores, 2003.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e
Terra, 1999.
COHN, G. Sociologia
da comunicação. Teoria e Ideologia. SP: Livraria Pioneira Editora, 1973.
COHN, G. Comunicação
e indústria cultural. SP: Companhia Editora Nacional, 1977.
LIMA, luiz Costa. (org.) Teoria da
Cultura de Massa. 8ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.
MARTIN_BARBERO, Jesus. Dos Meios Às Mediações: Comunicação,
Cultura E Hegemonia. Rio De Janeiro: Ufrj, 2003.
MOLES, Abraham. O Kitsch. São Paulo: Perspectiva, 1975.
MORAES, Dênis de. (org.). Por uma outra comunicação.
Rio de Janeiro, Record, 2003.
BLOG E CONTATOS DA
DISCIPLINA:
DESCRIÇÃO DO SISTEMA DE
AVALIAÇÃO:
Prova Escrita
Até 12 questões, com perguntas objetivas (múltiplas alternativas e de
verdadeiro e falso) e/ou subjetivas (discursivas), com todo o assunto visto em
sala de aula até a última aula que anteceder a avaliação.
Seminário
Os alunos devem apresentar oralmente com ou sem o uso de recursos
midiáticos os conteúdos dos textos indicados para a leitura; o grupo é
responsável pela apresentação do texto, independente do número de integrantes
ou de suas eventuais ausências.
Fichas de Leitura(atividade complementar com pontuação extra)
Resumo de conteúdos dos textos indicados para a leitura; Estas fichas de
leitura devem ser feitas à mão (é
proibido o uso de computadores) sobre papel almaço, pautado ou a própria folha
de caderno do aluno.
Trabalho Prático 1: Vídeo
Após o sorteio dos temas, cada grupo deve ler o texto indicado e
preparar um vídeo explicativo sobre o tema, de modo a apresentar as principais
idéias contidas no texto/teoria. O vídeo deve ter entre 5 a 10 min e está
formatado para a internet.
O Vídeo deve ser depositado no portal www.Youtube.com,
ficando posteriormente sujeito a ser inserido no blog da disciplina.
A formatação do vídeo deve seguir a linguagem de documentário, matéria
jornalística, vídeo-documentário, clipmusical, curta-metragem ou vídeoarte. É
impreterível, no entanto, que siga sumariamente as prerrogativas teóricas
dispostas no texto de leitura indicado junto com a temática. No material
audiovisual produzido devem constar obrigatoriamente os dados sobre o nome da
instituição, do curso, da disciplina, do professor, do tema, do semestre/período,
e nome e sobrenome dos integrantes, além de todas as referências utilizadas
como nomes de eventuais entrevistados, músicas usadas, entre outras
referências.
Trabalho Prático 2: Artigo
O aluno terá sorteado um tema composto de um veículo de comunicação
(Propaganda, Novela, Cinema, Programa de TV, Jornal Impresso, Revista de Banca
e Desenho Animado ou História em Quadrinhos) e uma das abordagens teóricas
apresentadas na disciplina, onde deverá desenvolver um artigo de no mínimo 7
páginas e no máximo 15, digitalizado e ilustrado onde se realize uma crítica
baseada na leitura teórica indicada e que deverá ser em versões de avaliação
prévia conforme datas marcadas. Não serão tolerados plágios da internet. Formatação:
Fonte (TNR), tamanho (12), espaçamento (1,5), paginação, ilustrações (até 1/3
de pag. e numeradas com fonte de origem), referências bibliográficas
consultadas.
Sistema
de Pontuação das Avaliações:
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AB1
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AB2
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Reavaliação
e Final
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Critérios
de Pontuação Vídeos e Seminários
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Prova
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50%
|
30%
|
100%
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Ótimo
|
3,0
|
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|
Artigo
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50%
|
10%
|
|
|
Bom
|
2,0
|
|
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Vídeo
|
-
|
30%
|
|
|
Regular
|
1,0
|
|
|
Seminário
|
-
|
30%
|
|
|
Ruim
|
0,5
|
|
|
Total
|
100,0
|
100,0
|
100%
|
|
Faltou
|
0,0
|
|
|
Grupos
Grupos
de quatro (4) integrantes. O grupo será responsável pela atividade independente
do número de integrantes, inicial ou final. Em caso de desistência de membros
do grupo os restantes devem seguir com o trabalho. Nos seminários, o grupo pode eleger um ou mais membros para explanar o assunto. No vídeo, não precisa apresentação oral, apenas a exibição do vídeo.
Lista
dos Seminários
Nº
do Seminário
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Texto
de Apresentação
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Data
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Tempo
de apresentação
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RILEY JR, J.; RILEY, M. A comunicação de massa e o sistema social. pp.
118 a 154 In COHN, G. Comunicação e indústria cultural.
SP: Companhia Editora Nacional, 1977.
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23/04/13
|
Entre 30 min. e 35 min.
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KATZ, E. O Estudo
da comunicação e a imagem da sociedade, p..155 a 161 In COHN, G. Comunicação e indústria cultural.
SP: Companhia Editora Nacional, 1977.
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30/04/13
|
|
|
MOLES, Abraham. Doutrinas sobre a comunicação de massa.
P.83-116. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa (org.). São Paulo:
Paz e Terra, 2011.
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30/04/13
|
|
|
LASSWELL, H. D. A
estrutura e a função da comunicação na Sociedade. pp. 105 a 117 In COHN, G. Comunicação e indústria cultural.
SP: Companhia Editora Nacional, 1977.
|
30/04/13
|
|
|
KLAPPER, J. T. Os Efeitos da Comunicação de
massa, pp. 162 a 176 In COHN, G. Comunicação e indústria cultural.
SP: Companhia Editora Nacional, 1977
|
07/05/13
|
|
|
BLUMER, H. A massa, o público e a opinião pública,
p..177 a 186; In
COHN, G. Comunicação e indústria
cultural. SP: Companhia Editora Nacional, 1977
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14/05/13
|
|
|
MERTON, R. K., LAZARSFELD,
P. F. Comunicação de Massa, gosto popular e a organização Social. P.117-148. In LIMA,
Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa (org.). São Paulo: Paz e Terra, 2011.
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04/06/13
|
|
|
HORKHEIMER, Max. ADORNO, T. A indústria
cultural: o iluminismo como mistificação das massas. P 179-238. In LIMA,
Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa (org.). São Paulo: Paz e Terra, 2011.
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18/06/13
|
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|
POLYDORO, Felipe da Silva. Hiper-Realidade Versus Sedução:
o paradoxo do Big Brother Brasil. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 24,
p. 223-237, janeiro/junho 2011. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/intexto/article/download/19826/12366>.
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25/06/13
|
|
|
MARTIN_BARBERO,
Jesus. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de
Janeiro: UFRJ, 2003. P. 225-269.
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02/07/13
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Lista
dos Vídeos
Nº
do Vídeo
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Texto
de Referência
|
Data
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Tempo
de apresentação
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BORDEN, N. Os Efeitos Econômicos da Propaganda. pp. 201 a 204 + BARAN,
P. ; SWEEZY, P. Teses sobre a propaganda, p..205 a 214. In COHN, G. Comunicação e indústria cultural.
SP: Companhia Editora Nacional, 1977.
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07/05/13
|
Entre 5 e 10 min.
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LEITE, Sidney
Ferreira. O Cinema Manipula a Realidade? São Paulo: Paulus, 2003. P.05-90.
|
07/05/13
|
|
|
HABERMAS, J.
Comunicação, opinião e Poder; p.187-200. In COHN, G. Comunicação e indústria cultural.
SP: Companhia Editora Nacional, 1977.
|
14/05/13
|
|
|
MERTON, R. K.,
LAZARSFELD, P. F. Comunicação de Massa, gosto popular e a organização Social.
P.117-148. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa (org.).
São Paulo: Paz e Terra, 2011.
|
04/06/13
|
|
|
BENJAMIM, Walter. A obra de Arte na Época de sua
reprodutibilidade Técnica.p.239-284. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa (org.).
São Paulo: Paz e Terra, 2011.
|
11/06/13
|
|
|
ADORNO, T. A Indústria Cultural. P.287-295. In COHN, G. Comunicação e indústria cultural.
SP: Companhia Editora Nacional, 1977
|
18/06/13
|
|
|
BARTHES, R. A
mensagem fotográfica. P. 351-368. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa (org.).
São Paulo: Paz e Terra, 2011.
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25/06/13
|
|
|
BAUDRILLARD, A
significação da Publicidade. P. 317-328. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa (org.).
São Paulo: Paz e Terra, 2011.
|
25/06/13
|
|
|
MOLES, Abraham. O Kitsch. São Paulo:
Perspectiva, 1975.
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02/07/13
|
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CANCLINI,
Nestro Garcia. Do público ao privado: a americanização dos espectadores. In CANCLINI,
Nestro Garcia. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da
Globalização. 8ª ed., Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2010. P. 157-176.
|
02/07/13
|
Obrigada a pela luz professor! Estava sem saber por onde começar meu plano de aula! Grata.
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