sexta-feira, 5 de abril de 2013

Oficina HQ



Matricule-se na Oficina de Histórias em Quadrinhos como aluno de disciplina eletiva (matrícula no sistema acadêmico no Curso de Comunicação Social) ou participe livremente como atividade de extensão (inscrições no dia 17 de abril no ICS).

ECOS042 - OFICINA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS - 40h

EMENTA: História das Histórias em Quadrinhos; Composição Estética de HQs; Sistemas de Produção e Publicação no Brasil e no Mundo; Linguagens e estilos de HQ; Análise Crítica de publicações; Representações, psicologia e psicanálise nas HQs; Jornalismo em Quadrinhos; Sociologia das HQs; Técnicas de produção, desenho e finalização de uma HQ; Técnicas de Roteirização e Quadrinização; Produção de Fanzines. 

A proposta é fazer uma varredura sobre tudo que é relacionado às histórias em quadrinhos, visando compreender o processo de produção dos estilos (mangás, comics, gibis e dandé dessinées). Serão expostas as principais teorias sobre o design e a estética de histórias em quadrinhos e o exercício de análise destas produções em diversas perspectivas (jornalística, histórica, psicológica e sociológica). O foco será variável de acordo com o perfil do público: Para os participantes que desenham, as técnicas de desenho e finalização, tradicionais e computadorizadas; Para os que querem atuar na produção de roteiros, as técnicas de roteirização e quadrinização; Para os que querem atuar na crítica, as técnicas de análise de publicações. No fim, a oficina fará a produção e publicação de um fanzine. 

Quartas-feiras, das 17h as 18h50. 
Local: Sala do ICS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário