quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Plano de Ensino

Para baixar o arquivo clique aqui!

EMENTA:

A Comunicação como campo de reflexão e pesquisa sociológica. As correntes sociológicas e suas principais teorizações sobre a Comunicação. A Comunicação e a dinâmica da sociedade contemporânea. A Comunicação e suas interconexões com a educação, a arte e a tecnologia.


OBJETIVOS:

disciplina de Sociologia da Comunicação tem o objetivo central de refletir a relação entre os meios de comunicação de massa e o modo de pensar e agir dos atores sociais. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de entender as principais implicações da cultura midiática e suas influências no campo social, compreendendo a complexidade das tecnologias de comunicação e seus impactos sobre as formas de sociabilidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


UNIDADE I – Instituições Sociais: Interfaces Midiáticas

Mideologia: Sistemas de comunicação midiática; Sistemas de Comunicação e Formas de Poder; A cibercultura e as sociabilidades virtuais; Mídia e Religião; Mídia e estrutura social.


UNIDADE II - Informação e Sociedade: as formas de poder dos processos midiáticos

Baudrillard e o mundo da hiper-realidade; A sociedade de massa e a Teoria Hipodérmica; Cultura de Massa e Níveis de Cultura; A ideologia do espetáculo; Perspectiva Crítica e a Escola de Frankfurt .


UNIDADE III- Novas Perspectivas na Sociologia da Comunicação

A Estética Kitsch; A Cultura McWorld em Benjamim Baber; O Habitus em Pierre Boudieu; Os Estudos Culturais em Martin-Barbero; A Hibridização Cultural em Garcia Canclini.

MÉTODOS E TÉCNICAS:

Aulas Expositivas, dialogadas com o auxílio de materiais tecnológicos e audiovisuais;

Produção de textos de resumo sobre as leituras indicadas;

Atividade de Produção Prática relacionada aos temas;


FORMAS DE AVALIAÇÃO:

Prova escrita; Resumos de leituras indicadas; Trabalhos de pesquisa; Produção prática sobre assuntos solicitados;

Nenhum comentário:

Postar um comentário