segunda-feira, 1 de agosto de 2011

2011.2 | Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL RP/JOR
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 80h
2011.2  PROF. AMARO BRAGA

EMENTA:

A Comunicação como campo de reflexão e pesquisa sociológica. As correntes sociológicas e suas principais teorizações sobre a Comunicação. A Comunicação e a dinâmica da sociedade contemporânea. A Comunicação e suas interconexões com a educação, a arte e a tecnologia.

OBJETIVOS:
Disciplina de Sociologia da Comunicação tem o objetivo central de refletir a relação entre os meios de comunicação de massa e o modo de pensar e agir dos atores sociais. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de entender as principais implicações da cultura midiática e suas influências no campo social, compreendendo a complexidade das tecnologias de comunicação e seus impactos sobre as formas de sociabilidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE I – Instituições Sociais: Interfaces Midiáticas
Mideologia: Sistemas de comunicação midiática; Sistemas de Comunicação e Formas de Poder; A cibercultura e as sociabilidades virtuais; Mídia e Religião; Mídia e estrutura social.
UNIDADE II - Informação e Sociedade: as formas de poder dos processos midiáticos
Baudrillard e o mundo da hiper-realidade; A sociedade de massa e a Teoria Hipodérmica; Cultura de Massa e Níveis de Cultura; A ideologia do espetáculo; Perspectiva Crítica e a Escola de Frankfurt .
UNIDADE III- Novas Perspectivas na Sociologia da Comunicação
 Estética Kitsch; A Cultura McWorld em Benjamim Baber; O Habitus em Pierre Boudieu; Os Estudos Culturais em Martin-Barbero; A Hibridização Cultural em Garcia Canclini.

MÉTODOS E TÉCNICAS:

Aulas Expositivas, dialogadas com o auxílio de materiais tecnológicos e audiovisuais;
Produção de textos de resumo sobre as leituras indicadas;
Atividade de Produção Prática relacionada aos temas;

FORMAS DE AVALIAÇÃO:
Prova escrita; Resumos de leituras indicadas; Trabalhos de pesquisa; Produção prática sobre assuntos solicitados;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ADORNO, T. W. Sobre música popular. ADORNO. Coleção Grandes Cientistas Sociais, nº
54, 1986. Organização Gabriel Cohn. SP: Ed. Ática, tradução Flávio Kothe.
ADORNO. T.W. e HORKHEIMER, M. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. Dialética do Esclarecimento. Tradução Guido de Almeida. RJ:Jorge Zahar Editor, 1985, p.113-156
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, M. A galáxia da internet.RJ : Zahar Editores, 2003.
COHN, G. Sociologia da comunicação. Teoria e Ideologia. SP: Livraria Pioneira Editora, 1973.
COHN, G. Comunicação e indústria cultural. SP: Companhia Editora Nacional, 1977.
BENJAMIN, W. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. Os pensadores. SP: Abril, 1983, p. 05-28.
BOURDIEU, P. O mercado de bens simbólicos. A economia das trocas simbólicas. SP:
Ed. Perspectiva, 2009, p. 99-181.
BOURDIEU, P. Sobre a televisão. RJ : Jorge Zahar Editor, 1996.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. RJ: Editora UFRJ, 1997



DESCRIÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO:


Prova Escrita
Entre 7 a 12 questões, com perguntas objetivas (múltiplas alternativas e de verdadeiro e falso) e subjetivas (discursivas), com todo o assunto visto em sala de aula até a última aula que anteceder a avaliação.

Fichas de Leitura(atividade complementar com pontuação extra)
Resumo de conteúdos dos textos indicados para a leitura (todos); Estas fichas de leitura devem ser feitas à mão (é proibido o uso de computadores) sobre papel almaço, pautado ou a própria folha de caderno do aluno.

Trabalho Prático 1
Após o sorteio dos temas, cada grupo deve ler o texto indicado e preparar um vídeo explicativo sobre o tema, de modo a apresentar as principais idéias contidas no texto/teoria. O vídeo deve ter entre 5 a 10 min e está formatado para a internet.
O Vídeo deve ser depositado no portal www.Youtube.com, ficando posteriormente sujeito a ser inserido no blog da disciplina.
A formatação do vídeo deve seguir a linguagem de documentário, matéria jornalística, vídeo-documentário, clipmusical, curta-metragem ou vídeoarte. É impreterível, no entanto, que siga sumariamente as prerrogativas teóricas dispostas no texto de leitura indicado junto com a temática. No material audiovisual produzido devem constar obrigatoriamente os dados sobre o nome da instituição, do curso, da disciplina, do professor, do tema, do semestre/período, e nome e sobrenome dos integrantes, além de todas as referências utilizadas como nomes de eventuais entrevistados, músicas usadas, entre outras referências.


Trabalho Prático 2
O aluno terá sorteado um tema composto de um veículo de comunicação (Propaganda, Novela, Cinema, Programa de TV, Jornal Impresso, Revista de Banca e Desenho Animado ou História em Quadrinhos) e uma das abordagens teóricas apresentadas no módulo II, onde deverá desenvolver um artigo de no mínimo 5 páginas, digitalizado e ilustrado onde se realize uma crítica baseada na leitura teórica indicada e que deverá ser exibido em formato de banner em data marcada. Não serão tolerados plágios da internet.

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